O ser humano é um ser único e com os pés não seria diferente. Eles podem ter anatomia diferenciada devido a diversos fatores, como hábitos, por exemplo. Mas o principal elemento é o fator genético.
Aqui na Kadesh nós não medimos esforços para produzir calçados confortáveis, mas é preciso destacar que o calçado é produzido em escala industrial e o seu formato é baseado no modelo anatômico de pé mais predominante na população.
E o modelo mais predominante e que é a base para construção das formas dos calçados é o modelo egípcio, com frequência superior a 47% na população brasileira.
Outro fator determinante no conforto e adaptação ao calçado é o formato do arco do pé, pois ele é responsável por determinar a maneira como pisamos e influencia no desgaste e durabilidade do solado.
Existem três tipos padrões de pés no que se refere à formação do arco: pé normal, pé chato (plano) e pé cavo (acordo). O pé cavo é aquele que possui um arco do pé mais acentuado que o comum. Dessa maneira, a área de distribuição do peso acaba se reduzindo e isso também afeta a capacidade de absorver impactos
Tamanho do pé
Já o pé chato, é aquele no qual a sola toca quase inteiramente o solo, tendo um formato excessivamente plano. Isso pode causar um incômodo na absorção de impacto
As pessoas normalmente possuem tamanhos de pés diferentes umas das outras. O tamanho do pé pode inclusive ser diferente de um pé para outro. Por isso, é importante conhecer a medida correta dos pés para escolher o tamanho do calçado a ser utilizado, sendo que o tamanho do calçado adequado pode mudar de um fabricante para o outro em função da forma.
No Brasil, o sistema de medidas utilizado para organizar o desenvolvimento, a produção e a comercialização de formas e de calçados é o “sistema do Ponto Francês”, sendo que numeração marcada sobre a forma e consequentemente sobre o calçado expressa o comprimento do pé. A variação de comprimento de um número para outro neste sistema é de 6,66mm. Sendo possível calcular o comprimento do pé a partir da numeração. Exemplo: comprimento do pé = número da forma X 6,66. O número 41X6,66=273mm, o qual é o comprimento do pé número 41.
Vale reforçar algumas dicas na hora de escolher o calçado mais adequado no que se refere ao calce e conforto:
- Deve-se buscar provar o calçado mais ao final do dia, horário em que normalmente os pés estão mais inchados comparados aos horários da manhã;
- Outra dica é sempre calçar os dois pés, assim como dar alguns passos, abaixar-se e fazer alguns movimentos normais e usuais no trabalho para identificar o ajuste do mesmo ao pé.
Agora confira algumas indicações de nossos especialistas conforme o formato do seu pé:
Pé normal: Utilizar calçado com solado com salto ou anabela, fechamento com cadarço ou elástico;
Pé chato: Utilizar calçado com solado anabela e fechamento em cadarço;
Pé cavo: Utilizar calçado com salto e fechamento em cadarço.