Você já parou para reparar que os CAs e os EPIs têm um prazo de validade?
Fique atento que esse detalhe é muito importante para testar a qualidade do seu calçado.
Vou explicar a diferença entre eles:
Validade do CA:
É o prazo da Certificado de Aprovação (CA) dada pelo Ministério do Trabalho e Emprego ao calçado que autoriza o fabricante a comercializar um determinado EPI. Assim, é permitido comercializar apenas calçados com a indicação do Certificado de Aprovação. A renovação é de responsabilidade da empresa que comercializa e pode ser feita no prazo máximo de 90 dias antes do vencimento.
O prazo do CA é se refere ao tempo de certificação do produto, que tem prazo máximo de 5 anos de validade.
Validade do EPI:
Qualquer tipo de produto comercializado deve conter a indicação do prazo de validade, sendo a data limite para que o mesmo possa ser utilizado com segurança.
Não existe uma norma regulamentadora que determine a vida útil de um EPI. Por isso, é sempre importante prestar atenção à embalagem e verificar o que o fabricante indica, além de que para ampliar o tempo de uso é preciso armazenar corretamente e limpá-lo.
Esse prazo é determinado através de testes, realizados pelos fabricantes, para saber qual é o prazo máximo que um EPI pode ser utilizado, entretanto, o mau uso pode encurtar o tempo, a má conservação pode causar rupturas e desgaste.
Em outras palavras, a validade do EPI é o prazo de validade estipulado pelo fabricante para a utilização daquele produto.
Sim! Consequentemente, o EPI tem dois prazos de validade que você deve ficar atento. O prazo do fabricante e o prazo do Certificado de Aprovação.
Como consultar a validade?
Existem várias maneiras para verificar a validade, descrição, característica do equipamento, data de emissão e entre outras informações. O Ministério do Trabalho dispõe em seu site a consulta livre do Certificado de Aprovação. Basta você inserir os seguintes campos:
- Nº do CA
- Equipamento
- Fabricante
- Tipo de Proteção
Assim, é possível visualizar todas as informações do EPI, como fabricante, validade, descrições e até mesmo contra quais os riscos aquele equipamento de segurança irá proteger o trabalhador.