O Equipamento de Proteção Individual é indispensável nas funções em que há riscos à saúde e à integridade física do trabalhador. Ele deve ser usado sempre que houver qualquer possibilidade, por mínima que seja, de lesões ou escoriações. Seu uso é tão importante que é obrigatório por lei e o não cumprimento desta determinação pode trazer sérios problemas para a empresa e para seus funcionários.
Mas a escolha de um calçado de EPI nem sempre é uma tarefa fácil.
Cada setor de trabalho apresenta riscos únicos, e os calçados de segurança são projetados levando em consideração esses fatores. Por exemplo, em ambientes onde há risco de queda de objetos pesados, os calçados com biqueira de aço são essenciais para proteger os pés contra impactos.
Bota de elástico Micro K Kadesh
Já em locais onde há exposição a substâncias químicas, calçados impermeáveis e resistentes a produtos químicos são necessários.
Sapato de elástico Impacto Kadesh
A escolha correta do calçado está diretamente ligada à identificação precisa dos riscos inerentes a cada atividade, ou seja, é necessário fazer uma avaliação de riscos da atividade.
Como fazer uma avaliação de risco?
- Identificação: Faça uma lista dos perigos potenciais associados à atividade ou ambiente de trabalho. Isso pode incluir riscos físicos, químicos, biológicos ou psicossociais. Considere as tarefas que os trabalhadores realizam, os materiais que eles manuseiam e as condições ambientais em que trabalham.
- Avaliação: Analise cada risco identificado e avalie a probabilidade de ocorrência e a gravidade do dano que pode ocorrer. Use a avaliação de risco para priorizar os riscos mais críticos que precisam ser tratados primeiro.
- Controle: Identifique as medidas de controle que podem ser implementadas para reduzir ou eliminar os riscos. Essas medidas podem incluir o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a adoção de práticas de segurança específicas, a revisão de processos de trabalho ou a utilização de equipamentos mais seguros.
- Implementação de medidas de controle: Coloque em prática as medidas de controle identificadas, e acompanhe a eficácia delas.
- Monitoramento e revisão: Monitore regularmente os riscos associados à atividade ou ambiente de trabalho e revise a avaliação de risco sempre que ocorrerem mudanças nas condições de trabalho ou tarefas.
É importante que a avaliação de risco seja realizada por uma equipe multidisciplinar que inclua a participação dos trabalhadores, supervisores e especialistas em saúde e segurança do trabalho. A participação dos trabalhadores é fundamental para garantir que a avaliação de risco seja precisa e completa, e para aumentar o comprometimento dos trabalhadores com a segurança no local de trabalho.
Vale lembrar, que cabe ao funcionário cuidar do seu equipamento e também utilizá-lo da maneira correta. Outro ponto que vale ressaltar é que eles precisam ser guardados em lugares frescos e arejados para prolongar a vida útil desse calçado de segurança e aumentar o seu tempo de proteção.