A palmilha resistente ao perfuro é um equipamento de segurança para os profissionais que trabalham em ambientes com risco de perfuração, como a construção civil e a indústria.
Além de proteger contra lesões graves, a palmilha resistente ao perfuro também contribui para a prevenção de acidentes de trabalho e para a segurança do profissional, garantindo que ele possa desempenhar suas funções com mais tranquilidade e confiança. Portanto, investir neste equipamento de proteção é fundamental para promover um ambiente de trabalho seguro e preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores.
Sua importância reside na proteção dos pés do trabalhador contra objetos cortantes e perfurantes, como pregos, parafusos, cacos de vidro e outros materiais presentes no ambiente de trabalho.
Benefícios da Palmilha Resistente ao Perfuro
Os benefícios da palmilha resistente ao perfuro são diversos e fundamentais para a segurança e o bem-estar dos trabalhadores em ambientes de risco como a proteção contra lesões graves, a prevenção de acidentes, aumento da confiança, assim, trazendo mais conforto para executar suas funções no dia a dia.
Essa palmilha é uma escolha ideal para proteção em lugares com risco de corte, perfuração e dilacerações como vidros, chaparias, cavacos, rebarbas metálicas, pregos e nos trabalhos em geral.
Do que ela é confeccionada?
A Palmilha é feita de fibra de aramida e resina epóxi, mesmo material utilizado em coletes a prova de balas. É uma fibra de baixo peso e cinco vezes mais resistente que o aço.
Além de ser leve e confortável, tem maior flexibilidade e resistência térmica, não conduz eletricidade, possui propriedades isolantes contra a eletricidade.
Essa palmilha tem certificação pela EM 12568:98 e norma ABNT NBR ISO20344/2015 (procedimento CETIM-LCPP-PE-0382)
Palmilha resistente ao perfuro ou palmilha antiperfuro: Qual a maneira correta de falar?
A expressão palmilha resistente a perfurações é mais precisa e correta de falar do que a palmilha antiperfuro porque descreve de forma mais clara a função do equipamento de segurança.
A palavra “resistente” indica a capacidade do material de evitar a perfuração e tem a capacidade de suportar até 1100 newtons, isto é, aproximadamente 114 kg. Enquanto o termo “antiperfuro” poderia sugerir uma ação ativa de evitar perfurações, o que não é exatamente o caso.
Portanto, ao utilizar a denominação “palmilha resistente a perfurações”, estamos enfatizando que esse equipamento foi projetado e fabricado com materiais capazes de suportar e impedir a penetração de objetos cortantes nos pés do trabalhador, oferecendo assim uma proteção eficaz contra possíveis acidentes.