Você já passou pela experiência de deixar um calçado no armário por um tempão e quando foi usar ele já não estava nas mesmas condições? Na maioria dos casos um calçado parado pode estragar mais fácil do que um calçado usado diariamente!
E eu vou te explicar o porquê disso.
A maior parte dos tênis e botas tecnológicas é feita com um material chamado Poliuretano. Uma das principais aplicações do Poliuretano é no desenvolvimento de espumas rígidas e borrachas, materiais presentes em praticamente todos os calçados de performance.
Ele é perfeito para garantir leveza, conforto e segurança nas passadas. Junto com os benefícios, este material também demanda cuidados para que a sua vida útil seja prolongada, o que inclui a limpeza dos produtos, mas não só isso.
Esse material pode passar por hidrólise na presença de umidade a temperaturas elevadas. A hidrólise é qualquer reação química na qual uma molécula de água (o suor ou mesmo a umidade do chão) quebra uma ou mais ligações químicas (ligações do poliuretano). “Hidro” significa água e “lise” é relativo à quebra.
Portanto a hidrólise irá realizar quimicamente a desintegração das botas. Esta desintegração gradual pode até ocorrer quando quase não foram usadas, porque a entressola pode absorver gradualmente a umidade ao longo do tempo.
Como evitar a hidrólise
Uma das nossas dicas de ouro quando falamos em calçados é: use-os. Por mais estranho que isso possa parecer, quanto mais você usar um calçado, mais tempo ele vai durar. O movimento ajuda o poliuretano a manter as suas características por evitar que as partículas se separem.
Além disso, mantenha-os sempre secos, limpos e armazenados em locais frescos e arejados, já que as temperaturas extremas e a umidade também colaboram para a hidrólise.
Esses cuidados simples vão fazer seus tênis e botas durarem muito mais!