Um dos EPIs mais requisitados e utilizados é a Bota de Segurança, isto porque, além de proteger contra ferimentos, a Bota é um EPI que previne acidentes com a aderência certa ao local de trabalho.
No mercado, você pode encontrar diferentes modelos de Botas de Segurança, as com cano alto, com cano curto, enfim.
Mas, qual é a melhor para sua empresa ou profissão?
Botas em PVC
As Botas de Segurança de PVC injetadas podem ter cano curto, médio ou longo. São ideais para os profissionais que precisam de proteção contra água e umidade, mais resistência a gordura, sangue animal, produtos químicos. O material oferece proteção total impermeável. O solado é confeccionado em PVC cristal, possui diferentes formas para uma melhor aderência e estabilidade.
Essa bota é muito versátil! É produzida em diferentes cores, como branco, azul com solado amarelo e preto e preto com solado amarelo. Por isso ela pode ser utilizada por profissionais de diversos segmentos, como na construção civil, usinas de cana de açúcar, saneamento básico, agricultura, jardinagem, indústrias de alimentos (frigoríficos, abatedouros, laticínios, apiários, aviários, indústria pesqueira, fábricas de bebidas), cozinhas industriais, restaurantes, padarias, açougues, supermercados, lavanderias, hospitais, laboratórios, centros de pesquisa, hotelaria, serviços de higienização, entre outros.
Já as botas de PVC com polaina, feitas de material sintético corvin (proporcionando mais resistência) possui polaina que impede a passagem de resíduos, aumentando ainda mais a proteção. Ela é indicada para ambientes industriais, agrícolas e de serviços, proporcionando uma maior proteção e conforto.
Bota com solado em PU
Para entrar em zonas frias das empresas, na área alimentícia e frigoríficos, é preciso trocar de EPIs e utilizar a bota de frigorífico e meias térmicas de lã.
Estes modelos são confeccionados com duas camadas de Poliuretano (PU), bidensidade, sendo a primeira camada (entressola expandida), mais leve e macia; e a segunda camada (sola compactada), com maior resistência à abrasão.
Para a segurança do trabalho, são consideradas mais confortáveis e o material apresenta grande durabilidade. Tem forração em lã sintética e contraforte em material resinado termoativado.
Modo de uso e limpeza
Limpeza é importante?
Sim, sempre!
A higienização frequente é fundamental para garantir durabilidade ao produto. Após uso, fazer limpeza periódica,
Jamais seque as botas junto a fontes de calor intenso como secadoras de roupa, aquecedores, estufas, fogões, nem tão pouco ao sol. Altas temperaturas e tentativas de acelerar a secagem afetarão o calçado, endurecendo-o e favorecendo a sua quebra devido à perda de flexibilidade. Realize o processo de secagem em locais frescos e arejados, de preferência à temperatura ambiente e à sombra. As condições ideais de armazenamento são a 27°C e 63% de umidade.
Gostou do tema? Então fique ligado em mais conteúdos para saber mais sobre a Segurança do Trabalho, EPIs e usar as nossas dicas para tomar decisões no seu dia a dia.